A idéia de precursor atribuída a Monteiro Lobato no que diz respeito à literatura infantil brasileira provêm da sua contribuição significativa para a formação da literatura infantil contemporânea, já que ele apresenta a voz criança em suas obras e não apenas as personifica.
O lançamento de seu primeiro livro A menina do nariz arrebitado aconteceu no momento em que os ideais modernistas fervilhavam no Brasil. O Movimento Modernista que inicialmente propunha a atualização do país em relação à Europa acabou por negar o passado e toda a influência exercida por Portugal. As mudanças que ocorrem com o conceito de infância na virada do século exerceram uma profunda influência na concepção da obra lobatiana.
A criança do século XIX não será a mesma do século XX. O avanço da medicina, a preocupação em relação à higiene, o surgimento da penicilina, os estudos psicológicos e pedagógicos dão uma nova dimensão e um novo significado à infância.
Sendo assim, a literatura destinada a elas também passa por uma transformação, visto que elas deixarão de ser consideradas adultos pequenos, para serem vistas apenas como crianças que necessitam de cuidados apropriados à sua condição. Dessa maneira, vale ressaltar a idéia da valorização do contexto histórico para propor uma reflexão sobre o papel que Lobato ocupou e vem ocupando ao longo de diversas gerações tomado como o criador da literatura infantil no Brasil.
oi sou professora viviane maris forstner matozzo
ResponderExcluirfaço parte do grupo de estudos GenTE da FAFI, bem gostaria de lobatear ideias com voces
meu email para contato
vivimatozzo@yahoo.com.br
aguardo respostas
vivi